terça-feira, 24 de abril de 2007

Literatura Neoclássica
Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correcta e nobre. A forma liberta-se um pouco do rigor do classicismo anterior. A principal expressão do movimento na literatura é o arcaísmo, manifestado na Itália, em Portugal e no Brasil.

Na França, os novos ideais iluministas são a base dos textos. Os principais autores são Montesquieu (1689-1755) e Voltaire. O primeiro é autor, entre outras, da obra Do Espírito das Leis. Voltaire experimenta vários géneros: tragédia (A Morte de César), poesia (Discurso sobre o Homem), contos fantásticos (Zadig) e romance de fundo moral (Cândido).

A principal expressão na literatura, o Arcadismo foi um movimento literário que busca basicamente a simplicidade, oposto, a confusão e do retrocedimento barroco. Retrata a vida pastoril e harmónica do campo. As referências clássicas voltam, e as obras são recheadas de seres da mitologia grega. Porém observa-se que a mitologia, que era um acervo cultural concreto de Grécia, Roma e mesmo do Renascimento, agora converte-se apenas num recurso poético de valor duvidoso.

Os árcades, ao contrário do barroco, preferiam uma visão equilibrada do mundo. Sem exageros, sem conflitos, apenas a simplicidade.

Nenhum comentário: